O presidente da Companhia Norte de Navegação e diretor executivo da SC Transportes, Dodo Carvalho, assumiu a presidência da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior (Abani). Durante cerimônia em Brasília, o presidente explicou que a Abani está sendo recriada, com um novo foco – contribuir para que a navegação interior tenha menos burocracia, seja menos engessada. “Desejamos uma interlocução com os órgãos, oferecendo estudos técnicos para que o setor se desenvolva. Nosso intuito é buscar soluções para que o transporte fluvial cresça, pois é um modal importante para a logística nacional”, afirmou.

Para o diretor da ANTAQ, Adalberto Tokarski, “O momento é desafiador para a navegação interior e a associação terá um papel fundamental para o desenvolvimento do transporte fluvial.” E completou: “Nos últimos anos, diminuímos nossa malha de vias economicamente navegadas e hoje temos a interrupção da navegação em dois rios importantes, no Tietê e no Paraguai. Aumentamos o volume transportado nos rios caudalosos da Amazônia onde não se precisa de intervenção, mas há outros rios que precisam de dragagem e derrocamento, e a Abani pode liderar a viabilização de recursos para ser investido nesse modal, que é o mais amigável ao meio ambiente, e que a cada ano tem orçamento menor”.

Estiveram na cerimônia de posse, além de membros da ANTAQ, líderes da navegação no Brasil, deputado federal, Júnior Ferrari, o senador Paulo Rocha ambos do estado do Pará deputado federal Marcelo Ramos, que desejou êxito no novo desafio.

Coronel Carlos Paim, Adalberto Tokarski Diretor ANTAQ, Diogo Piloni Secretário Nacional de Portos, Marcelo Ramos Dep Federal, Dodó Carvalho Presidente da ABANI e Jose Rebelo Vice Presidente da ABANI